Dica para aprender guitarra do zero

Vamos dar dica para aprender guitarra do zero de uma maneira mais tranquila.

Muitas pessoas têm o sonho de aprender tocar guitarra, mas desistem no meio do caminho achando que este instrumento é muito complicado.

A verdade é que, o instrumento não é tão complicado assim como alguns pensam, e sim, a didática aplicada de maneira onde o aluno ainda não está preparado para certos estudos e exercícios dados.

Uma coisa que atrapalha muito para quem está iniciando no estudo da guitarra, é logo no início pegar exercícios muito avançados, achando que quando este estudo estiver dominando a técnica estará pronta, e isso não é uma verdade absoluta.

A boa técnica de um guitarrista,terá que ir sendo construída aos poucos,através dos exercícios mais simples até os estudos mais avançados.

Como dissemos acima, pegar exercícios e estudos muito avançados logo no início, irá atrapalhar e fará com que a pessoa desista dos estudos.

A dica para aprender guitarra do zero, é o iniciante ir subindo degrau a degrau com exercícios bem simples e dominando cada um dos mesmos, desta maneira em pouco tempo já estará conseguindo tocar as suas melodias preferidas.

Começado do zero a fazer improvisações na guitarra.

Outra maneira que também ajuda bastante no desenvolvimento técnico instrumental e musical de quem está iniciando, é começando do zero a fazer improvisações na guitarra ou mesmo em qualquer outro instrumento que estiver estudando.

Para fazer improvisação, o iniciante deverá logo no início aprender pelo menos um modelo de escala pentatônica, e neste caso aconselhamos a escala pentatônica de lá menor,que é uma das mais usadas em todo o mundo por músicos de diversos instrumentos musicais.

ao aprender a escala de lá menor pentatônica, o iniciante não deve ficar tocando a mesma para cima e para baixo e sim misturando as notas, dessa maneira irá educar ouvido musicalmente e conseguir fazer frases musicais com mais facilidade.

Espero que tenha gostado das dicas.

Professor, José Conceição

3 dicas simples para aprender guitarra do zero

Vamos dar 3 dicas simples para o iniciante aprender tocar guitarra do zero de uma maneira mais tranquila.

Primeira dica: domine a mão direita com um dedilhado de quatro notas usando a palheta ou a ponta dos dedos.

Segunda dica: aprenda a tocar uma escala maior e menor de apenas uma oitava, e faça improvisações em cima das mesmas.

Terceira dica: aprenda agora no início, apenas dois acordes, um maior e um menor,e tente dominar totalmente este dois acordes para somente depois passar aos próximos.

Todas as 3 dicas acima, fica a critério do iniciante a escolha tanto do dedilhado de quatro notas,quanto das escalas de uma oitava maior e menor,e também dos acordes maiores e menores.

APRENDENDO A FAZER IMPROVISAÇÃO NA GUITARRA.

Para quem está iniciando nos estudos da guitarra, fazer improvisações é a melhor maneira para desenvolver a técnica e também a percepção musical.

Estudar através da improvisação, é uma maneira agradável para o aprendizado, devido não deixar o estudo uma coisa tediosa, que em muitos casos faz com que a pessoa desista de aprender a tocar o instrumento, seja ele a guitarra ou qualquer outro instrumento musical.

Depois de ter aprendido um exercício na mão direita e alguns exercícios na mão esquerda, procure fazer improvisações buscando melodias conhecidas, principalmente através das músicas folclóricas que são mais fáceis de tocar.

Quando for fazer uma improvisação em cima de uma melodia já conhecida, procure escutar a mesma várias e várias vezes, isso irá ajudar no desenvolvimento das frases.

Procure também criar as suas próprias melodias, esta é uma maneira de se desenvolver musicalmente com mais rapidez.

Espero ter ajudado com essas 3 dicas.

Professor José Conceição

7dicas para aprender guitarra

Vamos falar a respeito dessas 7 dicas para aprender guitarra de uma maneira mais tranquila para quem está iniciando nos estudos deste maravilhoso instrumento musical.

Primeira dica: se você for estudar guitarra tocando as cordas com palheta, procure desde o início fazer exercício alternando os toques, para baixo e para cima,sem repetir o movimento no mesmo sentido.

Segunda dica: faça exercícios de dedilhados simples na mão direita, alternando as palhetadas nas cordas da guitarra.

Terceira dica : tendo dominado esses exercícios na mão direita,estude um exercício na mão esquerda usando a forma 1, 2 ,3 , 4 tocando da primeira a sexta corda e voltando novamente a primeira corda correndo o braço do instrumento.

Esta forma 1 2 3 4 existem 24 combinações com as mesmas, mas agora no início é de fundamental importância que domine esta combinação de dedos mão esquerda.

Quarta dica: depois de ter dominado os exercícios com a mão direita e mão esquerda, é o momento de começar a fazer solos de músicas mais simples, como por exemplo: músicas folclóricas que são mais conhecidas e de fácil entendimento.

Quinta dica: para que os estudos evolua com bastante rapidez, não precisa ficar horas e horas praticando exercícios todos os dias, basta praticar alguns minutos diariamente,isso irá fazer com que em pouco tempo o iniciante terá ótimos resultados.

Sexta dica: o iniciante na guitarra, deverá cantar todas as notas que tocar no instrumento, isso irá ajudar na educação do ouvido musicalmente.

Sétima dica: aprenda primeiro dois acordes simples, como por exemplo: o acorde de dó maior (C) e Sol com sétima menor (G7) para somente depois ir acrescentando outros acordes a prática diária deste instrumento musical.

Como fazer improvisação na guitarra?

A improvisação é uma maneira de estudo muito eficiente para quem está iniciando nos estudos musicais, e vamos dar algumas dicas de como fazer improvisação na guitarra.

As melhores escalas para fazer improvisações utilizando este instrumento musical, são as escalas pentatônicas e penta-blues.

Para quem está iniciando nos estudos da guitarra e deseja fazer improvisação, a melhor escala para começar, é a escala pentatônica de lá menor, que é uma das escalas mais usadas por guitarristas em todo mundo.

Nunca fique estudando qualquer tipo de escala para cima e para baixo o tempo todo, procure estudar as escalas misturando as notas, quer dizer, improvisando. Esta é uma das melhores maneiras para o desenvolvimento técnico e musical do iniciante.

Espero ter ajudado com essas dicas.

Professor José Conceição

Guitarra para iniciantes

Vamos dar dicas para aquelas pessoas que querem aprender tocar guitarra através do curso guitarra para iniciantes.

Muitas pessoas têm o sonho de aprender tocar guitarra, mas por algum motivo essas pessoas não iniciam os seus estudos guitarristicos.

Existem alguns fatores que contribui para que a pessoa desista de realizar o seu sonho de aprender tocar guitarra, vamos ver alguns deles.

Primeiro: existe aquela ideia de que, a guitarra é um instrumento difícil de aprender.

Segundo: as pessoas acham que é preciso estudar horas e horas todos os dias para ser um bom guitartista.

Terceiro: falta tempo para o estudo diário.

Estes são alguns empecilhos entre muitos outros.

Podemos afirmar que, se a pessoa desejar realmente aprender e dispuser de apenas alguns minutos diários para praticar os exercícios,em pouco tempo estará dominando este instrumento e montando o seu repertório preferido .

Também podemos afirmar que,não adianta ficar horas e horas todos os dias praticando exercício para cima e para baixo sem um objetivo específico.

Outro fator importantíssimo para quem está iniciando, é o trabalho didático onde praticar os exercícios certo para cada momento.

Harmonia e Improvisação na guitarra

Uma das melhores maneiras para desenvolver musicalmente na quitarra é através da improvisação.

Para trabalhar em improvisação as melhores escalas são as pentatônicas e penta-Blues.

A improvisação facilita o aprendizado, e também estimula o iniciante a praticar este instrumento todos os dias por ser uma linguagem bastante acessível.

Para você que está iniciando agora, procure exercícios bem simples e também músicas fáceis, como por exemplo: canções folclóricas que são muito conhecidas e de fácil execução no instrumento.

Espero ter ajudado com essas dicas.

Professor José Conceição

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora